segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Capitalismo: a salvação para a Amazônia

Você chegou a imaginar isso?
O Capitalismo como a salvação para a Amazônia?

Pois bem, o mundo é tão dinâmico e tão magnifico que a unica certeza realmente é a mudança.

O mesmo Capitalismo que iniciou a exploração predatória e intensiva dos recursos ambientais no ultimo século pode ser agora a solução para os problemas e mudanças ambientais...
Na ultima edição da revista Exame uma reportagem relata com detalhes a exploração predatória da região e exemplos de empreendimentos Sustentáveis em uma das regiões mais importantes para o pais e para o mundo. Segundo a revista "Só o desenvolvimento econômico pode eliminar o principal predador da floresta: a pobreza extrema"

Eu estive em Juruti durante uma semana no mês de Abril para conhecer o empreendimento de Bauxita sitado pela revista. Foi minha primeira experiência na Amazônia e confesso que fiquei muito impressionado com a dimensão da Floresta, a riqueza e diversidade da cultura da região entre muitos outros pontos. Tive a oportunidade de conhecer os projetos, ações e resultados já obtidos com a agenda Sustentável que a Alcoa está implantando neste seu novo empreendimento na Amazônia e vi que realmente é possível conciliar os três pilares da Sustentabilidade (Sucesso Econômico / Social / Ambiental )e Juruti tem sido tornado um exemplo disto.
Logo, sobre a afirmação da revista citada acima eu gostaria de completar a frase para concordar com a mesma: "Só o desenvolvimento econômico baseado em principios Sustentáveis pode eliminar o principal predador da floresta: a pobreza extrema" pois, ainda existem muitos empreendimentos que estão longe deste foco, uma pela falta de visão estratégica e outra pela falta de conhecimento. Vou confessar outra coisa a vocês, após minha visita a Juruti descobri o quanto é complexa esta tal Sustentabilidade na prática.

Como dizia Shakespear: "...Há mais coisas entre o Céu e a Terra do que julga nossa vã Filosofia..."

Em minhas primeiras postagens neste Blog eu escrevi sobre consumo Marketing e impacto socio-ambiental Sustentabilidade. Para mim um dos caminhos para a problemática ambiental é mais um desafio Econômico Socials do que Ambiental...visitem o portal e vejam o video e as reportagens..vale a pena ler...

Link para o video do Portal:
http://www.truetech.com.br/webtvconsole/usuario/webtvconsole.php?console=30&canal=18&video=2704

Link para o portal Exame:
http://portalexame.abril.com.br/

Nenhum comentário: