
Neste ultimo domingo após almoçar e ter “ido dar pipoca aos macacos” na cachoeira da fonte dos amores aqui na minha cidade, Poços de Caldas. Resolvi fazer algo de útil para tirar um pouco daquelas idéias de Raul Seixas que nos perseguem quando não temos nada para fazer. Precisava fazer algo de importante, decidi então que iria tentar lavar minha roupa. Voltei para o apartamento e iniciei uma das atividades que quase nunca faço. Nossa, descobri o quanto é cansativo lavar roupa...Fiquei pensando...quantas mulheres devem ter sofrido até a invenção da máquina de lavar e do tanquinho.
Bem, lá estava eu com meus pensamentos e esfregando e esfregando meus trapos. Comecei com pensamentos profundos sobre a festa do BBB 8 (risos), pensei na morte do Neo-zelandês Edmundo Hillary que foi o primeiro a chegar ao topo da montanha mais alta do mundo o Everest em 1953, depois no plantio de árvores do IV Enduro da ONG que sou voluntário, até que peguei o sabão em Pó, o sabão em Pó mudou o dia...Adivinha qual a marca?
Bem, lá estava eu com meus pensamentos e esfregando e esfregando meus trapos. Comecei com pensamentos profundos sobre a festa do BBB 8 (risos), pensei na morte do Neo-zelandês Edmundo Hillary que foi o primeiro a chegar ao topo da montanha mais alta do mundo o Everest em 1953, depois no plantio de árvores do IV Enduro da ONG que sou voluntário, até que peguei o sabão em Pó, o sabão em Pó mudou o dia...Adivinha qual a marca?
Olhei a caixa por frente, de lado, por cima por dentro e por todos os lados possíveis e falei...Caramba! Realmente está aqui o que eu tava procurando há algum tempo, realmente um exemplo claro de Marketing e Sustentabilidade. Deixei a roupa de molho e liguei o computador para escrever este texto, pois está era a terceira vez que essa marca aparecia no meu final de semana.
Vocês devem ter notado que a embalagem do Sabão OMO mudou.
Vocês devem ter notado que a embalagem do Sabão OMO mudou.

Uma mudança simples porém de muitos resultados e sustentáveis. A tradicional embalagem, uma caixa alta e fina que acompanha o produto há 50 anos, agora ficou baixa e larga.
O primeiro comentário a respeito é relacionado a estratégia de Marketing da mudança. Apresentada e discutida na ultima aula do MBA. Vejam que a mudança foi uma excelente estratégia de ocupação das Gôndolas nos Supermercados, notem que a embalagem mais baixa permite a disposição de mais prateleiras nas gôndolas devido a redução de espaço vertical do produto, por outro lado, o aumento na horizontal do produto possibilita uma maior ocupação e divulgação da Marca na Gôndola. Esta estratégia sufoca o espaço dos demais concorrentes. Genial!!!
O segundo comentário vem do Guia Exame 2007 de Sustentabilidade, que estou lendo atualmente, onde a Unilever foi considerada um empresa modelo, devido a varias frentes de trabalhos relacionados a Sustentabilidade e em especial os resultados da mudança desta embalagem. A empresa reduziu 31% do papel utilizado, 5% do papelão das caixas de transporte além de uma melhor alocação de espaço no caminhão, isto permite levar mais produtos e reduzir o frete. Interessante que tudo isso sem alterar a quantidade de 1kg de sabão. Outra vantagem foi à redução do desperdício de produtos para as consumidoras que perdem menos.
Nesta importante brincadeira sugerida por um grupo de funcionários a empresa poupou o corte de 2000 árvores no ultimo ano... “OMO faz OMO mostra”...
O segundo comentário vem do Guia Exame 2007 de Sustentabilidade, que estou lendo atualmente, onde a Unilever foi considerada um empresa modelo, devido a varias frentes de trabalhos relacionados a Sustentabilidade e em especial os resultados da mudança desta embalagem. A empresa reduziu 31% do papel utilizado, 5% do papelão das caixas de transporte além de uma melhor alocação de espaço no caminhão, isto permite levar mais produtos e reduzir o frete. Interessante que tudo isso sem alterar a quantidade de 1kg de sabão. Outra vantagem foi à redução do desperdício de produtos para as consumidoras que perdem menos.
Nesta importante brincadeira sugerida por um grupo de funcionários a empresa poupou o corte de 2000 árvores no ultimo ano... “OMO faz OMO mostra”...
Não tenho nenhuma ligação com a Unilever além de consumidor de seus produtos. O que me motivou a escrever este texto foi o fato de ver um resultado positivo de uma idéia simples que aglutinou resultados nos três pilares da Sustentabilidade: Econômico-Financeiro, Ambiental e Social o chamado “Triple Botton Line” criado pelo Inglês John Elkington. Isto sim é um exemplo de Sustentabilidade!
Começo a semana super animado para buscar idéias que possam ser efetivas como a apresentada no caso da Univeler. Mas quero pensar em coisas simples, coisas que eu e você
Começo a semana super animado para buscar idéias que possam ser efetivas como a apresentada no caso da Univeler. Mas quero pensar em coisas simples, coisas que eu e você
podemos fazer no nosso dia a dia.
Bem...essa idéias surgiram de uma simples mais importante lavagem de roupa...
Para instigar você leitor a pensar...segue o desafio:
O que podemos melhorar nos produtos e serviços que consumimos?
O que podemos melhorar no nosso estilo de vida?
O que podemos melhorar em nós mesmos como pessoas?
O que podemos melhorar...só isso!!!
Acho que isso vai ajudar nosso mundo de alguma forma...
Quer saber mais sobre o GUIA EXAME de Sustentabilidade visite o site:
Um comentário:
PARABÉNS !!! PODEMOS FAZER VERDADEIRAMENTE MUITO PARA MUDAR O MUNDO , PENA QUE RARA SÃO AS PESSOAS QUE SABEM DO PODER QUE HÁ EM SI PARA TAL TRANSFORMAÇÃO. ABRAÇOS RITA
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