terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Esconda os ventiladores!


Hoje por volta das 4:30 da manhã tive que levantar, a principio não há nada de estranho nisso, porém, não conseguia dormir por causa do calor. Acho que você pode imaginar, talvez já tenha passado por isso nos últimos dias, aliás só se fala nisso atualmente. Engraçado que falar sobre o tempo era uma coisa de caipira sem assunto...lembra? ”tarde moça...tá quente hoje nem? Parece inté que vai chuve...”. Emfim, como havia um tempo ainda para amanhecer rascunhei estas palavras.
Comecei imaginando o quanto maravilhoso é um ventilador. Um produto simples, acessível, prático, econômico, possui vários formados e cores. Pode ser usado até como enfeite e é claro pode ser usado para ventilar o ar. Quer saber? Os empreendedores mais astutos já devem estar antenados nesta grande oportunidade de mercado, afinal o mundo está aquecendo a cada dia. Uma verdadeira oportunidade global para um produto acessível as massas.
Tive tempo também para pensar sobre o que vários economistas tem alertado a respeito deste aquecimento da terra. O “Relatório Stern” feito por uma autoridade britânica do meio econômico, ex-presidente do Banco Mundial, relata que teremos uma perda de aproximadamente 10% no PIB mundial (trilhões de dólares) em função do aquecimento da terra nos próximos anos. O mesmo relatório apresenta que se investirmos 1% deste valor em tecnologias para redução das emissões o cenário futuro poderá ser mais animador, uma boa noticia. Nesta história o Brasil passa de figurante a coadjuvante no cenário econômico mundial. Não só pela Amazônia que alguns propõem “Internacionalizar”, mas por algumas tecnologias nas quais o país tem desenvolvido como os bio-combustíveis entre outras.
Você já ouviu falar que “a corda arrepenta do lado do mais fraco” isso mesmo, os mais afetados com estas mudanças climáticas segundo o relatório serão os paises pobres. Coincidentemente ou não, a maioria destes paises ficam próximos da linha do Equador. Nestas regiões as variações do clima são mais intensas. Com o aquecimento aumentarão cada vez mais as secas, enchentes afetando diretamente a economia destes paises que tem na exploração do 1.º Setor as bases do PIB. O aumento de doenças decorrentes destas variações gerarão gastos com saúde entre outras conseqüências.
Por fim, o sol ainda esta nascendo e o calor já esta aumentando. Temos que levantar e pensar em alguma coisa que possa mudar esta realidade. Somente mudando nossos atuais pensamentos e ações conseguiremos mudar alguma coisa no futuro. Minha contribuição e sugestão é a seguinte: Neste fim de semana esconda os ventiladores de sua casa, desta forma o pessoal poderá sentir realmente na pele como o mundo tem ficado mais quente. Assim como eu e agora você eles pensarão um pouco sobre o que vem acontecendo e começarão a pensar em maneiras para poder ajudar.

A um ano escrevi este texto que foi publicado logo que cheguei em Poços de Caldas...como foi um dos primeiros nesta linha de sustentabilidade e Marketing, resolvi publicá-lo...Hoje vejo que a mensagem já está disseminada...O aquecimento global já é uma realidade. Porém, ainda há muito o que fazer...Quem é de Publicidade e Marketing já ouviu falar do modelo AIDA (Atenção / Interesse / Desejo / Ação) e deve saber que ainda temos muito a fazer até que algo realmente mude...ou seja, ainda precisamos trabalhar muito para levar as pessoas as ações sustentáveis...

Mas as coisas estão caminhando...mudar cultura não é do dia para a noite...é preciso paciência...

Tenha uma ótima semana... Abraços...

Nenhum comentário: