quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

VIVA O LADO COCA-COLA DA VIDA!!!

Olá leitores e leitoras, é com grande prazer que inicio mais um ano de publicações neste blog. Antes de iniciar minha primeira postagem, desejo-lhes muita Saúde e Paz. Que 2009 seja um ano diferente dos demais, um ano para mais tempo com a família, filhos e amigos. Que este será um ano para reflexão de valores! Chega de Stress! Afinal, o mundo parou! Com a crise financeira mundial e todos seus reflexos econômicos, sociais, psicológicos e filosofais este será um ano diferente. Não entrarei em detalhes nem comentarei sobre a questão financeira da “Bolha” que gerou esta crise, porque isto já é matéria em muitos outros lugares. Minhas postagens serão sempre no intuito de escrever sobre pequenas oportunidades de Marketing e Sustentabilidade através de uma estratégia ala Prahalad[1], ou seja, levar um pouco do conhecimento existente de Marketing para a base da pirâmide das empresas. Nesta linha, para iniciarmos o ano, nada melhor do que escrever sobre quem está no topo das paradas e apresentar-lhes o “lado Coca-cola da vida”...

O que falar sobre a Coca-cola? Pode ser estranho ou até mesmo loucura, porém, minha idéia é sugerir uma simples idéia pela qual talvez descobriremos o segredo da marca mais valiosa do mundo. Ousadia? Isto mesmo! Esta é a idéia. Pois bem, por mais um ano a Coca-Cola lidera a lista das marcas globais mais valiosas do mundo com um valor estimado em 67 Bilhões de Dólares segundo a Interbrand
[2]. A nível Brasil a Coca-cola é lembrada por 6 em cada 10 Brasileiros e por mais um ano lidera categoria Top do Top da pesquisa realizada pela Folha Top of Mind[3]. Qualquer especialista ou curioso em Marketing publicaria em muitas palavras os motivos do sucesso da marca através dos: compostos mercadológicos (4Ps), Teorias de estratégia, Análise SWOT, Matriz de ANSOFF, BCG ou pelas Matrizes do memorável Porter[4], porém, a pergunta que me faço é:

Se podemos dizer através de conceitos o porquê do sucesso, então por que as demais empresas não conseguem sucesso semelhante ou superior???
Na minha opinião o segredo está na excelente percepção que a Coca-Cola tem de seus Clientes. A empresa possui alguma sistemática que acompanha o comportamento de seus clientes de forma que as demais não acompanham. O mais genial é que a empresa consegue atuar em praticamente todos os segmentos e em todos os lugares. Tenho outros comentários sobre esta percepção, porém, antes assista ao vídeo abaixo de uma campanha veiculada na Argentina a aproximadamente 2 ou 3 anos em função da crise pelo qual o país passava. Notem que através de uma campanha simples, criativa e de baixo custo a empresa passa uma excelente mensagem para seus consumidores daquele país e ao mesmo tempo busca resgatar a confiança nos mesmos.




Concorda comigo que ficou Excelente?

Você deve ter pensado... ”putz eu queria ter bolado algo assim...”

Pois bem, ai mora em minha opinião o segredo do sucesso e/ou do fracasso de uma estratégia de Marketing. Não ficou claro??? Estou falando de “EGO” isso mesmo, aquilo que Freud nos deixou. Os profissionais muitas vezes perdem o foco da estratégia muitas vezes por não abrirem mão de suas idéias iniciais. O pior é que o EGO gera um dos maiores riscos do Marketing a “Miopia de Marketing” que é achar que seus Clientes enxergam o mundo da sua mesma ótica.

Enxergar como o Cliente! Ou “vestir os sapatos do Cliente”[5] para oferecer um produto de acordo com a sua necessidade é algo muito difícil, pois, saímos da questão estratégica e entramos no âmbito psicológico dos envolvidos. Para colocar-se no lugar do Cliente é necessário muita confiança e humildade.
Logo, a mensagem principal desta postagem intitulada “viva o lado Coca-Cola da vida” é demonstrar através da Coca-Cola a maior de todas as marcas que para obtenção do sucesso no mercado é necessário ver o mundo com os olhos dos Consumidores seja ele quem for.

No que tange a idéia de Sustentabilidade o termo muda somente de palavras, porém manterá a essência. É necessário ver as ações e impactos dos empreendimentos na ótica dos Stakeholders, ou seja, da comunidade, do governo, das empresas, dos fornecedores, das ONGs e das entidades.

"A melhor coisa que temos a fazer é nos colocar nos sapatos dos Cliente" para evitar a Miopia de Marketing

[1] C.K.Prahalad - A Riqueza na Base da Pirâmide. 2005
[2] América Economia, Especial Marcas - 29 de Setembro de 2008. Pág 24
[3] Top of Mind Folha 2008 – Revista parte integrante do Jornal Folha de São Paulo
[4] Kotler, Philip. Administração de Marketing, a edição do novo milênio.Prentice Hall,2000.
[5] Citação de John Tschohl no Livro - Há eu não acredito! Almeida, Sérgio. Casa da Qualidade,2001.
Imagens:
http://blogvisao.files.wordpress.com/2007/09/coca-cola2.jpg

Video: http://br.youtube.com/

Nenhum comentário: