Os assuntos envolvendo Sustentabilidade vão além da abordagem ambiental. Como venho abordando neste blog o consumo é um dos fatores que influenciam muito nesta dinâmica. Um exemplo é consumo de cigarros. A venda deste produto é controlada por uma legislação rigorosa. Empresas de Tabaco tem uma tributação de aproximadamente 70%...isso mesmo, mais de 70% de Impostos. Além desta tributação vários outros pontos regularizam a comercialização do produto no Brasil e no mundo, como exemplo de Marketing, a propaganda só pode ser feita no Ponto de Venda, ou seja, além das fotos horríveis que acompanham o produto, toda a publicidade deve ser feita no local da venda. Logo, imagine como a demanda do produto é grande mesmo apesar de toda essa corrente contra. O cigarro é um produto "vicio" onde o foco do composto mercadológico (4 Ps do Marketing) sai da publicidade e intensifica-se na distribuição. Ou seja, não pode faltar porque demanda existe, e atender a esta necessidade é a melhor estratégia.
Pois bem. Apesar da grande demanda esta regulamentação tem feito o consumo reduzir e isto é muito bom. Além da melhoria na saúde temos uma redução de custos de remediação.
Um outro produto que caminha para uma regulamentação mais apertada como é a realidade do cigarro hoje, será a bebida...a alguns meses o ministério da Saúde lançou uma série de videos mostrando o lado ruim da bebida...será um primeiro passo para um controle do consumo de bebidas??? o que isso mudará no mercado??? o que isso mudará na vida no dia-a-dia???
Ainda não sei as respostas, mas será que teremos em breve o mesmo modelo para produtos de alto impacto ambiental como temos hoje para os de impacto social??? Veja que muitas coisas publicadas na net já fazem isso...mostram o outro lado do consumo causa impacto...
Confira um dos videos...
Fonte: Videos: Ministério da Saúde - Brasil - 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário